11 de fevereiro de 2010

Cultura Indiana

A Índia tem uma longa história de milhares de anos.
Povos de diversas origens têm chegado à Índia e integraram-se na cultura indiana, uma cultura muito complexa e rica. Muitas são as línguas faladas, sendo o Hindi & Inglês as mais usadas.
Berço de diversas grandes religiões, a prática religiosa integra o quotidiano da sociedade. A maior religião do país é o Hinduísmo, embora grupos significativos pratiquem o Islamismo, o Jainismo, o Siquismo, o Cristianismo e o Budismo. Um dos aspectos da cultura indiana, apesar de oficialmente banido, é o sistema de castas da Índia, característico dos hindus. Casta consiste num grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. Este grupo é endógamo, isto é, cada elemento só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Celebram-se diferentes festivais, dentro das diversas religiões e comunidades. No entanto, todos os indianos gostam de participar em todos estes festivais, mesmo que não sejam directamente relacionados com as suas comunidades ou religiões. Esta atitude promove a unidade entre os indianos. O desporto também é responsável pela promoção da cooperação e solidariedade entre os seus praticantes e adeptos, ultrapassando os sentimentos que acompanham os vencedores e derrotados.
O “respeito pelo outro” e a entre - ajuda são uma lição ensinada desde a infância na cultura indiana, sendo considerados valores primordiais presentes em todos os povos, independentemente das suas crenças. Tocar nos pés das pessoas idosas é uma maneira de mostrar o respeito. Tratar os convidados como elementos da família é também um hábito deste povo, tendo como virtude a grande hospitalidade.
Os indianos usam roupas tradicionais, como os sarees, kaftans, echarpes e lenços, feitos de sedas fabricadas no próprio país. As mulheres usam um pontinho vermelho na testa. O bindi, como é chamado, é parte da herança e cultura da Índia. Este tradicional pontinho vermelho é geralmente feito de um pó de tom avermelhado. “ A beleza de uma mulher é multiplicada 1000 vezes quando usa um bindi “, é um provérbio Hindu que evidencia a importância deste acessório na comunidade indiana.
A comida é uma parte importante da cultura indiana, desempenhando um papel importante tanto na vida diária quanto nos festivais. A culinária indiana é caracterizada pelo uso de muitas especiarias.
Os animais são muito importantes na vida dos indianos. Camelos e elefantes são usados como meio de transporte, ratos são animais de estimação e a vaca é o animal sagrado dos Hindus, não sendo, por isso, uma carne utilizada na sua alimentação.
Podemos concluir que a Índia é um país de cultura diversificada, baseada na religião que cada um adopta. As grandes diferenças entre esta cultura e a portuguesa são notórias, quer nas crenças, alimentação, vestuário e tradições, o que dificultaria a integração de um português nos costumes da sociedade Indiana.

2 comentários: