16 de maio de 2010

Reflexões

VISITA DE ESTUDO À ASSOCIAÇÃO ABRAÇO

No passado dia 23 de Abril de 2010, os alunos da turma C e E de Ciências e Tecnologias do 10ºano, deslocaram-se até Lisboa numa visita de estudo dinamizada pela Professora Clara Reis e Professora Diana Tavares. A primeira parte do dia foi dedicada à visita a uma associação de apoio na área da SIDA, a Abraço e a segunda parte, ao Pavilhão do Conhecimento.
A maior parte dos alunos contava que esta visita à ABRAÇO nos pusesse em contacto com pessoas infectadas, pessoas dispostas a expor a sua história e a descrever todas as dificuldades e medos que enfrentam no dia-a-dia, de modo a apercebermo-nos do poder devastador do VIH.  
No entanto, toda a visita se resumiu numa conversa com o Sérgio Luís, um senhor muito simpático de camisa amarela. Esta conversa passou por vários pontos: desde do motivo da criação desta instituição, dos apoios que esta pode prestar, da localização desta ao longo do país, até situações mais concretas do VIH e da SIDA, de como pode ser transmitida e como nos devemos proteger, e por fim, o teste.
Para os mais distraídos que ainda acreditavam que a SIDA era uma brincadeira, que a SIDA só acontece aos outros, nunca a nós, que a SIDA só se transmite aos fracos, às raparigas ou aos adultos, engana-se!
Todos os minutos passados dentro daquela sala, foram minutos para nós, para a nossa vida, que podem fazer o nosso caminho mais longo e mais feliz!
Pense em si e nos outros: A SIDA existe, proteja-se!

PROJECTO "PÔR EM PRÁTICA AS BOAS PRÁTICAS"

O projecto “Pôr em prática as boas práticas” pretende sensibilizar todos os alunos da Escola Secundária João da Silva Correia, não só para que estejam atentos mas para se unam de modo a fazer da escola um local melhor.
Esta é uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e da Escola em geral, que ambiciona que todos os alunos tomem consciência para pequenas acções que fazem a diferença! É fácil, basta tomar um bocadinho mais de atenção: colocar todos os papéis nos respectivos caixotes, verificar se a sala está em boas condições para a próxima aula, evitar escrever ou pintar nas mesas ou noutro material...
Não só para que a escola seja reconhecida e prestigiada a nível de notas mas para que esta se torne um lugar limpo, asseado, onde todos se sintam bem!
São tudo acções simples, e tudo se torna fácil quando todos colaboramos!
Contamos com a tua ajuda! Vamos fazer da nossa escola um lugar precioso de aprendizagem!  

A MINHA VIAGEM NO MUNDO DA FILOSOFIA

         É engraçado quando me lembro da primeira aula de filosofia do ano, recordo-me tão bem: saí da aula aterrorizada, não era capaz de chegar para além de, não era capaz de responder a questões sobre mim própria, não era capaz de perceber para que servia a Filosofia e maldito o Homem que se lembrou de a criar. Só pensava: “Afinal para que é que preciso disto?”.
E só passado sensivelmente um mês comecei a aperceber-me do seu significado, a encontrar as respostas para todas as perguntas iniciais.
 Hoje sei o que é a Filosofia, não porque alguém me disse ou porque fui ver a definição ao livro, mas porque ela começou a viver em mim, porque ela me abriu os olhos para tudo aquilo que antes não conseguia ver! Hoje não fico pelo superficial, pela beleza dos olhos, por atitudes involuntárias, hoje mergulho no profundo, procuro com o coração e dou valor a acções movidas pelo afecto!
Porque hoje sou uma pessoa mais completa, uma construção mais alta, talvez um pontinho mais marcante do céu! Porque hoje sou alguém, talvez sempre tenha sido, mas alguém que procura o sentido da sua vida, porque a dor deve ser encarada como algo positivo que nos ensina a crescer, porque as coisas que realmente valem a pena exigem força e sofrimento para chegar até lá, porque os outros são a base de mim mesma, porque a vida é simplesmente magnífica para a viver de olhos fechados!
Eu abri os olhos, a filosofia ensinou-me como isso se faz! O que estás tu à espera?

Sem comentários:

Enviar um comentário