16 de maio de 2010

Reflexão sobre a visita de estudo á associação Abraço dinamizada pela professora Clara Reis e Diana Tavares

No passado 23 de Abri, realizamos uma visita de estudo á associação abraço, em Lisboa. Lá o fomos recebidos por um dos elementos desta associação, o Sérgio Luís, que nos deu uma palestra sobre o vírus HIV.
A palestra foi para além do comum! Em vez de ser estritamente informativa, tivemos a oportunidade de trocar ideias e conhecer novas experiencias de vida, sempre com a filosofia á mistura. Esta foi sem dúvida uma experiencia positiva e esclarecedora.


Por em pratica as boas práticas

Agir correctamente, de uma maneira ecológica e civilizada é o que nos propõe este projecto. Propõe-nos uma filosofia de vida mais sustentável e limpa. E porque não pô-lo em prática, não é assim tão difícil reciclar, lutar por manter um futuro limpo, e já que somos uma ‘‘escola de elite’’ no que toca às notas, podemos também ser cidadãos exemplares e cumpridores.
Com um pouco de esforço e dedicação tudo se consegue!


A Minha aprendizagem de Filosofia

Até hoje, eu nunca tinha pensado nisto, mas a Filosofia esteve sempre comigo! Não foi preciso ter uma disciplina chamada filosofia para esta mesma estar presente. O que eu não sabia era, como se chamava, e nunca tinha pensado no que era. Por isso é que esta nova disciplina é tão boa, ela faz-nos aperceber de coisas indispensáveis, como a Filosofia, coisas que sempre estiveram presentes mas às quais nunca soubemos dar ''um rotulo'', um nome.
Mas creio que embora a Filosofia tenha estado sempre comigo, esta nova área escolar realmente ajuda, faz-nos perguntar mais vigorosamente, faz-nos usar uma parte nova de nós que nunca tínhamos experimentado. Mas acima de tudo, esta nova disciplina abre-nos os olhos para o que nos rodeia, quer seja uma coisa nova, quer tenha estado sempre presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário