16 de maio de 2010

Reflexões

VISITA DE ESTUDO À ASSOCIAÇÃO ABRAÇO


O dia 23 de Abril de 2010, podia ter sido um dia rotineiro como tantos outros, mas não foi. A Escola Secundária João da Silva Correia, com a colaboração das professoras Diana Tavares e Clara Reis no âmbito do Projecto de Educação Sexual, levou-nos a visitar uma associação muito conhecida – ABRAÇO.
No início talvez pensássemos que iria ser só mais uma visita na nossa vida estudantil, mas não, foi uma visita diferente em que ouvimos as palavras sábias de Sérgio Luís. Foi ele que com um assunto tão sério fez da palestra algo cativante, contudo esta não se baseou unicamente em responder a questões como: “O que é o VIH?” e “ Como podemos ser infectados pelo vírus?”. Foram-nos contadas histórias e dadas lições de vida das quais, talvez, alguns de nós nos tenhamos revisto nelas.
Contudo, todos nós temos a ideia de que só aos outros é que as coisas acontecem, o que está errado pois essas mesmas também nos podem acontecer a nós. Só quando nos apercebermos disso é que vamos perceber o quão ignorantes somos por termos desperdiçado pequenos momentos na nossa vida que poderiam ter feito dela enorme. Concluindo, foi uma visita muito enriquecedora para o ser de cada um, pois fez-nos reflectir sobre as várias atitudes que temos ao longo da nossa vida, e as que iremos tomar, portanto devemos viver o agora intensamente mas também a pensar nas consequências que ele nos vai trazer, porque depois de uma “good good night”, pode vir um “bad bad day”.
"POR EM PRÁTICA AS BOAS PRÁTICAS"
O projecto “POR EM PRÁTICA AS BOAS PRÁTICAS” é um projecto que só vai melhorar o ambiente escolar, pois tal como sugere o nome do projecto temos que passar à prática e não só definir as regras para um melhor ambiente escolar.
Temos que pensar que ao colocarmos um simples papel para o chão ou um pacote de leite, estamos a poluir não só o nosso ambiente, mas também o ambiente do outro. Todos nós temos apoiar este projecto, porque se cada um cumprir com o seu dever o objectivo deste projecto será alcançado.
A MINHA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA
No início do ano escolar achei que a disciplina Filosofia ia ser algo a mais no nosso horário e nem sabia bem o que era. Contudo, e ao longo de cada aula foi percebendo que a Filosofia estava presente na minha vida e que sem ela a vida não fazia grande sentido pois é ela que nos leva a questionar e a perceber o significado das coisas. Portanto levei cada aula como um conselho e comecei a dar mais importância àquilo que antes não parecia assim tão importante, mas na realidade era.
Concluindo, agora percebo o quão importante é esta disciplina, pois ela questiona e traz-nos respostas que talvez nunca as obteríamos sem ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário