15 de maio de 2010

Reflexões

Reflexão sobre a visita de estudo á associação Abraço dinamizada pela professora Clara Reis e Diana Tavares

No passado dia 23 de Abril, realizamos uma visita de estudo a Lisboa á associação Abraço onde fomos bem recebidos por um elemento desta, Sérgio Luís, que nos falou acerca do vírus VIH e sobre a SIDA.
Ao longo da palestra, foi muitas vezes utilizada a Filosofia que aprendemos ao longo do ano. Por exemplo, quando o Sr. Sérgio Luís nos falou sobre o facto de muitas vezes as pessoas infectadas com o vírus VIH recorrerem á associação porque não querem sentir-se sozinhas, ou seja, necessitam de alguém que as compreenda. Isto reflecte a fragilidade do ser humano, por muito forte que pareça necessita sempre do outro para não se prender ao desespero e sofrimento.
Foi uma palestra rica e divertida que nos fez reflectir sobre a nossa própria vida e relembrou-nos de que, ao longo da nossa existência, devemos ser livres para tomar as nossas decisões, no entanto, deve-se pensar sempre no outro e não ser libertino ao ponto de ser estúpido e causar mal ao outro e a nós mesmos.

Reflexão sobre o projecto “pôr em prática as boas práticas”

Na nossa escola, existem várias regras no que toca a respeito, a higiene, a conduta de salas de aula, etc. No entanto, isso apenas está escrito e não é praticado.
É aqui que o projecto “Pôr em prática as boas práticas” entra, para alertar os alunos, funcionários e professores de que a escola deve ser estimada e que as boas praticas devem passar da teoria para a realidade.
Em vez de colocar um papel no chão ou uma embalagem de sumo no corredor, não nos custa nada colocá-lo no lixo ou mesmo no ecoponto. Devemos alertar todos os utilizadores da escola para que esta não seja apenas uma das melhores a nível de notas mas, também, limpa.

Reflexão acerca da minha aprendizagem de filosofia até ao dia 12 de Maio

Ao longo deste ano lectivo, percebi que a filosofia é algo essencial á construção interior do ser, algo que nos rodeia e que nos alimenta o espírito crítico.
A Filosofia, entre outras coisas, fez-me ver a vida de uma maneira diferente e perceber que nada é dado sem esforço e que a verdadeira felicidade é-nos dada por pequenas coisas do nosso dia-a-dia.
Aprendi também que o ser humano é frágil e grande ao mesmo tempo, logo necessita de acreditar em algo transcendente para arranjar explicação para o que acontecerá depois da sua morte. Tem capacidade de fazer as suas próprias decisões e a consciência de que é finito, no entanto, infelizmente, esquece-se de tal muitas vezes e acaba por não aproveitar a vida como esta deveria ser aproveitada.
Em suma, a Filosofia fez-me abrir os olhos para a realidade e mostrou-me que a vida não é a preto e branco, mas sim em tons de cinzento.

Filipa n.º4

Sem comentários:

Enviar um comentário