16 de maio de 2010

O Ateu - Cartoon.


Á primeira vista, apercebemo-nos que aquela situação contraditória pode ser referente apenas à utilização da expressão "Graças a Deus" por hábito, sem pensar no sentido da mesma, pois apesar de se auto-intitular "ateu", ou seja, pessoa que não acredita em Deus, completa a sua resposta com "algo" que para ele não devia sequer existir.
No entanto, esta análise da imagem é superficial, e tal como já aprendemos nas aulas de filosofia, tudo na nossa vida deve ser levado segundo um plano mais profundo, o que inclui também todas as nossas análises e reflexões. Por isto, seria de esperar que esta imagem tivesse outro sentido, outro significado. Ao analisar a imagem de forma mais profunda podemos chegar a outra conclusão. O homem afirma ser ateu, provavelmente devido ao facto da sociedade actual se basear e procurar as respostas para todas as suas perguntas na ciência. No entanto, aquele individuo ao aperceber-se da sua finitude, tem a necessidade de se aproximar de algo transcendente, qualquer que seja ele.
Concluo pois que todos nós, quer sejamos crentes, agnósticos ou ateus temos a necessidade de nos apoiarmos em algo de transcendente quando somos enfrentados por certos acontecimentos da nossa vida, em que nos apercebemos da nossa fragilidade, devido ao facto de sermos seres finitos.



Sem comentários:

Enviar um comentário