17 de maio de 2010

Reflexões Filosofia

O meu percurso na Filosofia

Durante a vida, aprendemos coisas que nos fazem ser seres humanos melhores, mais abertos, mais despertos para tudo aquilo que se passa à nossa volta e tambem para tudo aquilo que se passa dentro de nós. Essas coisas podem passar por pequenas conversas, aventuras inesperadas, livros maravilhosos e surpreendentemente pelas aulas de Filosofia.
Para mim, todos este ano foi uma viagem, não vou dizer que a minha meta na filosofia é estudar para me turnar um ser humano perfeito mas posso afirmar que assuntos como a acção humana, os valores ou a dimensão religiosa fizeram com que eu me turnasse uma estudante muito mais atenta e alertada para  realidade.
A filosofia fez com que eu tivesse a necessidade de traçar metas, valores e prioridades na minha vida e fez-me questionar acerca da crise de valores que actualmente vivemos, acerca de perguntas existenciais e principalmente fez-me procurar a resposta para a pergunta: Quem eu sou?
Por isto e por muito mais, só tenho de agradecer à professora Diana Tavares por ter sido uma professora cooperativa com os alunos, que não utilizou o típico método de ensino "livro, ler, silêncio, monotonia" e devido a isso fez-nos ver que a filosofia não é nenhum bicho assustador mas sim que é uma beleza do ser humano.



Projecto: "Pôr em prática as boas práticas"

O projecto pôr em prática as boas práticas serve principalmente para sensibilizar os alunos acerca das boas condutas na escola.
Pôr os papeis no lixo, não riscar as mesas, ser simpático e educado para todos aqueles que o rodeiam ou até arrumar sempre a cadeira quando se abandona uma sala, são alguns dos pequenos gestos que todos nós deveríamos de pôr em prática em prol de uma escola melhor. Contudo não basta termos as ideias e sabermos que é assim que se deve de fazer, não basta ficarmos apenas no pensamento e não passarmos a acção e muito menos ficarmos indiferentes perante más atitudes. Pois nós, como alunos do 10º ano temos o dever de sugerir e incentivar os outros a fazerem sempre o melhor.
"Um pequeno gesto, uma grande ajuda"

Nome: Diva Oliveira nº 12

Sem comentários:

Enviar um comentário