17 de maio de 2010

Reflexões para Filosofia

Reflexão sobra a visita de estudo à associação ABRAÇO

No dia 23 de Abril de 2010, as turmas do 10º ano do curso de ciências e tecnologias reuniram-se numa visita de estudo à associação ABRAÇO, dinamizadas pelas professoras Clara Reis e Diana Tavares, no âmbito do projecto de educação sexual.
A meu ver esta foi uma experiencia inesquecível para todos nós. Para além de termos ficado a perceber melhor o modo de propagação do vírus HIV, também ficamos mais alertas para a sua prevenção. De algum modo, penso que esta visita serviu para nos mostrar ainda mais os riscos que esta infecção nos pode trazer e para o facto de esta ser muito silenciosa.
Na minha opinião, esta palestra foi de uma grande importância para quem a ouviu com atenção e acho que daqui podemos retirar uma grande lição, isto é, não podemos ficar indiferentes a esta problemática que nos pode afectar quando menos esperamos.

A evolução da minha aprendizagem na disciplina de filosofia

Este ano, pela primeira vez, tive contacto com a disciplina de filosofia.
No inicio, penso que não estava a entender propriamente qual o objectivo desta disciplina. Cheguei mesmo a questionar-me para que servia a Filosofia e o que pretendia incutir-nos. Contudo a minha opinião foi mudando de aula para aula. Fui começando a perceber melhor o propósito desta disciplina e o que esta queria despertar em nós. Ao longo do tempo fui-me apercebendo de que era muito importante não só a reflexão filosófica mas também a critica. Cheguei à conclusão que a introspecção tem um papel fundamental em nós pois ajuda-nos a definir linhas orientadoras de vida de modo a não cairmos no absurdo.
Em suma, acho que de algum modo a filosofia veio enriquecer a minha vida do ponto de vista não só pessoal mas também socoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário