16 de maio de 2010

Reflexões

Reflexão sobre a visita de estudo á instituição ABRAÇO

    A visita de estudo dinamizada pelas professoras Clara Reis e Diana Tavares á ABRAÇO serviu para nos sensibilizar com a realidade do vírus VIH e com a SIDA.
Todos nós estamos fartos de saber como é que a SIDA se transmite, sabemos que é uma doença que de momento não tem cura no entanto, a sociedade parece não se preocupar com isto pois muitos de nós têm mentalizado ‘A SIDA é um problema dos outros, não meu.’

    ‘O que é viver com o VIH ?’, ‘Precisamos de passar por isto?’ estas questões e outras foram discutidas durante a visita e, permitiram-nos perceber e aceitar que TODOS ESTAMOS EXPOSTOS AO VÍRUS DA SIDA. Eu pessoalmente, sabia desta realidade no entanto, não tinha consciência dela pois a doença vista de fora é muito diferente da verdadeira realidade. Durante a sessão foi-nos essencialmente transmitido que todos estamos então, expostos ao vírus e além disso, de que não é preciso passarmos pelo que milhões de pessoas estão a passar. Um simples acto de imprudência pode mudar por completo a nossa vida e nós não precisamos de sentir na pele a verdadeira realidade do VIH se formos sempre conscientes nos nossos actos.

    Por fim, penso que foi uma visita que nos fez mudar a nossa maneira de pensar e de ver o mundo e consciencializados de que o VIH não escolhe sexo, raça ou idade e, por isso devemos ser prudentes e além disso devemos sobretudo ajudar quem se encontra nesta lamentável situação.


Relexão sobre o projecto ''Por em prática as boas práticas''

    O projecto por em prática as boas práticas visa essencialmente sensibilizar todos aqueles que têm comportamentos incorrectos num espaço público.
De que servem as boas práticas escritas num papel? O problema é este, de nada servem. Tudo o que é escrito de nada serve se não for posto em prática. É então, o objectivo deste projecto por em prática tudo aquilo que já está escrito mas, que infelizmente não é cumprido.
    Na nossa escola assistimos a inúmeros comportamentos incorrectos que só servem para degradar o espaço escolar e para criar ambientes em que ninguém gosta de estar. Nenhum de nós se sente confortável num ambiente sujo e a maior parte das vezes criticamos esse mesm espaço no entanto, esquecemo-nos de que se calhar fomos nós que contribuímos para isso.
Devemos então, todos contribuir para que a nossa escola e outros espaços públicos sejam agradáveis de se estar e, tudo o que temos de fazer é realizar o simples acto de colocar o lixo no seu devido sítio, no lixo.

Reflexão sobre o meu caminho na Filosofia

    No início do ano a filosofia era nada mais nada menos do que uma disciplina como as outras e numa das quais eu saí da primeira aula a pensar 'Mas, para que que isto serve afinal?'.
    Esta disciplina veio-me a surpreender ao longo do ano pela sua riqueza e pelo ensinamento que é capaz de dar as pessoas. Para mim a filosofia não é uma das disciplinas que temos de estudar pois vamos ter testes é muito mais do que isso, é aprender a viver em sociedade é saber ser um bom ser humano. Tudo o que este mundo precisa é de um pouco de filosofia para perceber que a vida é muito mais do que o óbvio e do que o materialismo é preciso saber viver a vida e não apenas vive-la. Uma das lições mais importantes que aprendi durante este ano é que antes de tentarmos viver em sociedade temos de nos conhecer a nos próprios, 'o conhecimento pessoal é a chave no nosso progresso'.

    Em suma, acho que a filosofia é uma forma de nos abrir a mente e de nos ensinar como viver a vida. No entanto, fico á espera porque sei que a filosofia ainda tem muito para me ensinar.




Maria Neto nº18

Sem comentários:

Enviar um comentário