16 de maio de 2010

A minha aprendizagem em Filosofia



Neste ano, por ser o primeiro do ensino secundário, fomos confrontados com uma série de novos conceitos, novos desafios, novos ritmos e novas metas. A exigência aumentou, as dificuldades também e tenho de confessar que, de entre todas as disciplinas, Filosofia foi aquela que me impôs maiores obstáculos. A princípio não percebia o conceito de Filosofia nem o fundamento de termos de a estudar num curso científico-tecnológico. Para além disso, a escrita nunca fora o meu forte e a reflexão também não fazia parte das minhas aptidões, o que não me ajudava nada pois, por coincidência, estes eram requisitos estritamente necessários para se garantir o mínimo sucesso na disciplina…


Mas enfim… algumas aulas depois e desmotivações à parte, eu tomei consciência de que não poderia simplesmente ignorar a Filosofia, não só porque a professora dizia que ela estava presente em todos os momentos da nossa vida mas também porque… a nota de Filosofia conta para a média…


A partir daí tentei adoptar uma atitude mais aberta e cheguei à conclusão de que se me esforçasse um bocadinho não seria assim tão difícil pois o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.


Ainda agora, se me perguntarem o que significa Filosofia eu não saberei dar uma resposta certa à medida daquilo que me é exigido após tantas aulas de Filosofia e, se me derem a escolher entre Filosofia e Biologia, não hesitarei em seleccionar a segunda opção. No entanto sei também que agora, se me perguntarem se podia viver sem filosofia diria: poder até podia, mas não era a mesma coisa…

Sem comentários:

Enviar um comentário