10 de fevereiro de 2010

Viagem ao Japão

Até que enfim!
Tinha chegado ao Japão após uma longa viagem de avião. Foi a primeira vez que tinha andado de avião, e estava tão enjoado que me senti feliz por sair deste. Eram 9:00 horas de Sábado e tinha que aproveitar bem os dias pois só lá ia estar o fim de semana. Chamei um taxi e dirigi-me ao hotel onde iria ficar hospedado.
Depois de arrumar as minhas coisas, descansei um bocado e peguei logo na minha câmara fotográfica e saí á rua. Bem, este ambiente era bem diferente do nosso. Para além de "terem os olhos em bico" também se distinguiam de nós, portugueses, por outras razões. Tinham uma cultura bem diferente da nossa, diferentes hábitos e costumes, uma religião diferente e uma línguagem bem complicada. Logo eram muito diferentes de nós.
Eram 12:00 e a minha barriga já estava "a dar horas". Bem, restaurantes não era o que faltava. Entrei no que tinha um melhor aspecto, e veio logo um senhor tirar-me o casaco e indicou-me uma mesa para eu me sentar. Agora era a parte mais difícil pois tinha que escolher o comer. Escolhi o que tinha melhor aspecto, mas quando comecei a comer, aconteceu-me outro problema. Como é que se come com pauzinhos?
Passei a maior vergonha da minha vida, pois tive de pedir uns talheres. O sabor não era muito mau e eu lá acabei por comer tudo.
Aquí está outra coisa diferente da nossa. A comida, e a maneira de comer.
Saí do restaurante e fui visitar um templo. Que espectáculo!!! Estes budas são um máximo!
Passei lá uma longa hora. Eram agora 14:00 horas e fui visitar diversos sítios para ficar a conhecer melhor a acultura do Japão.
Eram 19:00 horas quando fui para o hotel descansar. Jantei ás 20.00 no hotel e não pedi talheres. Quis tentar comer com pauzinhos.
Ás 22:30 fui para as discotecas. Entrei e parei. Que é isto música Tecnho!?
As pessoas parecem marionetas! Áquilo é que se chama dançar? Fui pedir ao DJ para mudar de música e ele põs uma portuguesa. Estava a tentar espalhar a cultura portuguesa mas não estava a resultar. Também com músicas pimba!
Então pedi para ele pôr uma salsa e subi para uma mesa e pus-me a dançar com a primeira Japonesa que me apareceu á frente.
Bem, outra coisa que não era igual ás de Portugal. As discotecas portuguesas costumam estar cheias, mas as do Japão, pareciam o estádio da ADS, quando joga em casa. Ás moscas. Decidi ir a outras discotecas e não tinham muita gente. Fui perguntar a alguém o que se passava e disseram-me que as pessoas lá no Japão quaze que são capazes de passar mais tempo a trabalhar do que a estar em casa com a família.Que as pessoas respeitam muito o patrão.
Bem, já tinha aprendido outra coisa sobre a cultura deles. Mas será assim o dinheiro tão importante para eles? Não sabem aproveitar a vida? Será que só trabalham?
Eram 02:00 horas e decidi-me ir embora.
Com o cansaço da viagem e o da saída de ontem, decidi ficar a dormir até ás 11:00, mas ás 10.00 horas vieram tropar á porta. A esta hora a bater á porta? Mas quem será?
Abri a porta e apareceu-me uma mulher que disse: serviço de limpeza!
Eu pensei: só pode estar a gozar e fechei-lhe a porta na cara. Passado dez minutos tinha sido expulso do hotel.
Também já ia embora nesse dia e não me preocupei muito.
Fui comer a um restaurante e após visitar muitos monumentos e ter a minha máquina fotográfica bem cheia de recordações, estava na hora de ir embora.

Nesta viagem concluí que o Japão comparado com Portugal é muito diferente a começar pelos traços do corpo e terminar na comida. Fiquei contente por ficar a conhecer melhor esta cultura e a aprender a não fechar a porta na cara aos japoneses.


David Santos, nº11, 10ºE

1 comentário: