10 de fevereiro de 2010

À descoberta de um novo país - TUNÍSIA

TUNÍSIA! Sim, Tunísia foi o destino que me saiu para realizar um trabalho para a faculdade e vou permanecer lá 5 dias. Por um lado até estou bastante entusiasmada, pois já estive em Hammamet, mas só como visitante turística e agora vou para lá e vou tentar “ser” uma tunisina. Por outro lado, estou um bocado receosa, pois não sei se vou ser capaz de cumprir com todos os costumes. Neste momento estou…stressada! definitivamente, pois a viagem é já amanha pelas 7h e ainda tenho que acabar de fazer as malas, mas não vou levar muita roupa, pois já sei que vou ter que usar outros tipos de vestimenta.
Finalmente cheguei, está um calor insuportável, mas para esquecer isso deparei-me com o exotismo do mundo árabe. Hoje, não vou investigar nada fora do hotel, vou-me limitar a ambientar-me e fazer uma pesquisa mais aprofundada. Acabei de descobrir que a maior parte da população é muçulmana, e a língua oficial é o árabe, mas também se utilizam línguas berberes e o francês. Agora vou descansar pois a verdadeira viagem começa amanhã, estou entusiasmadíssima!
Hoje é o terceiro dia, não escrevi nos outros dias pois tenho andado muito stressada, e ao mesmo tempo entusiasmada, tem sido alucinante! Descobri que a Constituição da Tunísia concede a liberdade de religião, a menos que perturbe a ordem pública. Contudo, o islamismo restringe o uso do hijab (lenço islâmico) nos gabinetes governamentais e em algumas reuniões. Durante estes três dias, já tive tempo de visitar diversos sítios, tais como zonas mais rurais, e foi aí que fiquei um bocado espantada. Foi impressionante, ver o contraste de uma zona rural, para uma zona mais turística. No local que visitei, vi mulheres cheias de roupa, a tapar tudo que era partes do corpo, a realizar práticas religiosas em tudo que era sítio, tudo por uma questão de sobrevivência. Para além disto também visitei locais em que as mulheres entravam por um lado e os homens por outro, são um povo um pouco racista, e também os tunisinos preservam muito a família, é um dos valores primordiais para eles pois não aceitam que um filho deles se apaixone por uma pessoa de outra nacionalidade, o que eu não acho correcto.
O culto da personalidade e da pátria é mais do que evidente, pois em todos os espaços públicos estão expostas fotografias oficiais do presidente e a bandeira nacional está espalhada por todo o lado.
Para finalizar a minha viagem fui visitar a Medina de Túnis. É um sítio vertiginoso, ruas estreitas em labirinto, onde tudo se regateia e onde há de tudo o que se possa imaginar, principalmente especiarias.


Contudo isto, acho a Tunísia um país com muita diversidade cultural, o que faz com que haja um grande contraste nos diversos locais da Tunísia. No entanto acho que não devia haver assim tanta diversidade, e não haver tanta diferença entre os povos, pois acho que é um pais de extremos, ou se é rico ou se é pobre e a Tunísia como é um país moderno e aberto a novas coisas devia ter em consideração este aspecto. Em suma, esta viagem ajudou-me muito, não só a nível profissional, mas como a nível pessoal, pois aprendi, que não devemos ser descriminados pela nossa cor, raça, sexo, religião ou cultura. Nós somos como somos e ninguém tem o direito de nos descriminar por isso, devemos funcionar como um só para termos um mundo melhor.


2 comentários:

  1. Sabias palavras Diana, gostei muito do seu resumo sobre a tunisia, se puder postar mais informaçoes sobre essa cultura tao peculiar, me ajudaria muito no meu interesse pela Tunisia. Desde ja, muito obrigado!!! e Sucesso na sua josrnada!

    Guimaraes
    guima206@hotmail.com

    ResponderEliminar