9 de fevereiro de 2010






Olá, meu paizinho! Como vão as coisas por aí? Já se sentem saudades…

Isto aqui na Índia é totalmente diferente daí, quer em termos sociais, económicos, quer em climáticos, mas sinceramente, o que mais me está a impressionar nesta viagem são as fantásticas diferenças e variedades de cultura que cá existem, das diferentes religiões e até aos mais pequenos objectos (nas zonas da linha de pobreza) a que dão valor, aos quais nós aí, nem sequer pensamos em tal.
Vou-te falar do que eu acho, que realmente tu gostas e também do que é importante saber daqui, ou seja, da sua cultura e dos seus valores.

Ao pouco tempo que estou aqui, já compreendi que a cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história!

Aqui, a religião é muito mais valorizada pelo povo, é uma religião muito forte pois é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo. Uma das coisas interessantes, notável, é a forte ligação que esta religião tem com a filosofia. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya. Para veres como a religião aqui, é muito importante, até as festas indianas estão, grande parte, relacionadas com a religião.

Em Portugal, a maior parte da população inscreve-se numa tradição católica, como tu muito bem sabes, e pouco mais muda a sua ideia, todos nós seguimos tal. A nossa cultura, os nossos hábitos, a nossa sociedade, o nosso povo em geral, são bastantes diferentes dos do nosso “pequeno” país.

Falando-te agora da música, a música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um carácter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na música tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas). Bem, nós em termos de musica também somos bastante ricos, na área do folclore e do fado.

Na arquitectura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimónias religiosas). Estes chamam a atenção pela sua beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitectura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Património da Humanidade.

Ao contrário de cá, a nossa arquitectura é uma arquitectura contemporânea que, contrapõe a, conceitos velhos e conservadores de tradições e modos de operar, a uma intenção afirmada, de inovar o espaço e construi-lo com conceitos, materiais e técnicas que permitam viver em pleno, a contemporaneidade.

A Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, o que não se consta no nosso país, e este tipo de pobreza, este tipo de sociedade, faz com que, automaticamente, darem valor a certas coisas que nós jamais daríamos ou pensaríamos.

A passagem por estas zonas fez me reflectir sobre o que é verdadeiro sofrimento, e com certeza, voltarei com uma nova visão da vida, e não te surpreendas se eu mudei em relação a certas coisas, pois a passagem por aqui, faz nos reflectir totalmente sobre o que anda á nossa volta, mas mesmo assim as pessoas cá são simpáticas, não são interesseiras, são uma população passiva e cheia de novidades para dar.

Acho que por agora, é tudo o que te tenho a dizer sobre este magnífico e surpreendente país, continuarei a explorar e darei noticias em breve .
Beijinhos e abraços para toda a família

O teu filhote, Samuel Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário