9 de fevereiro de 2010

No dia 7 de Maio deixei Portugal e embarquei no que pensava ser uma viagem sem regresso. Meses de preparação, algumas aulas da sua lingua oficial, o suficiente para me desenrascar, e parti para a Rússia, Kazan mais precisamente. Aí vivia um querido e estimado conhecido meu, Nikolaye Pulichenko, que me ofereceu alojamento nesta desconhecida cidade. Niko era filho de um ex-colega do meu pai, português, que se casou com uma senhora russa. Por isso, falava razoavelmente português, o que facilitou bastante a minha integração.

O despertador toca.
São sete e meia da manhã.
O meu primeiro dia nesta cidade seria dedicado à exploração desta cidade, desta sociedade, desta cultura. A minha tardia chegada ontem não possibilitou que saisse.
Mas temperaturas negativas que o termómetro regista fazem-me ficar em casa durante a manhã com Niko, e à tarde sairia.
Desço as escadas e sinto já o cheiro de panquecas vindo da cozinha.
"Bom dia André"
Sentamo-nos à mesa e tomamos o pequeno almoço. Incrivelmente Niko já bebe a "sagrada" vodca.
É nesta altura que me começo a perceber um pouco da sociedade russa, ou pelo menos, da mentalidade deste povo.
Niko tem 25 anos, e trabalha desde os seus 12. Sempre com o mesmo trabalho, só estudou até ao quinto ano. Surprendido, questiono-o sobre a sua vontade de melhorar, de ter um emprego melhor e até mesmo de voltar a estudar.
"O povo russo, em geral, não é ambicioso e é normal que trabalhem a vida toda no mesmo, e por vezes, a receber o mesmo. O mais importante é a estabilidade.
Os estudos estão, de certa forma, "reservados" para os filhos dos ricos. A universidade uma utopia para pessoas como eu. "Nós" seguimos as pegadas dos nossos pais, ou simplesmente ocupamos as profissões que restam"
Ao aperceber-me do seu incómodo e até mesmo frustração com este assunto, tendo rapidamente mudar de conversa.
Hoje é domingo. Questiono-o porque não está no templo ortodoxo ao fundo da rua. (pensava ser a religião"dominante" aqui)
"Sou ateu. Tal como 50% dos russos, que se descrevem como ateus, agnóstico ou não crentes, não tendo religião. Aqui, isso não é tão importante como em Portugal."
Levanto-me. Arrumo a mesa. Niko percebe que me sinto espantado pelos valores desta sociedade, que parecem tão diferentes dos meus. Mas quais serão eles afinal?
"Sem dúvida a liberdade. Em geral, a maioria dos russos, principalmente os mais velhos, tem como valor primordial a liberdade. A repressão causada pelas tendências comunistas do país fez se sentir em toda a sua extensão. Os gulags (campos de concentração na Sibéria) eram temidos por todos, até mesmo apoiantes comunistas. Assim, apesar de muitos serem apoiantes, queda do comunismo trouxe-nos liberdade, algo que há muito não tinhamos."
A religião, a educação e a ambição são valores não prioritários para os russos. Isto é algo completamente diferente dos valores de maioria dos portugueses que valoram bastante a religião e a constante ambição de superarem os seus objectivos. Por outro lado, pelo menos a minha geração, não valoramos a liberdade como eles pois é algo que sempre tivemos e que nunca vimos afectado.
Não abandonei a Rússia devido a isto. Integrei-me na sociedade e aprendi a viver com as normas da sociedade.
Passei 10 meses em Kazan quando decidi voltar a casa.
Esta "viagem" fez-me realmente perceber as grandes diferenças entre estas duas culturas e que não existem valores (positivos) certos nem errados, apenas diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário