15 de maio de 2010

ABRAÇO, obrigado! Mudaste as nossas vidas…

No dia 23 Abril a escola João da silva correia movimentou-se até Lisboa com o intuito de por mais um pilar na sua torre de sabedoria. A nossa primeira paragem foi numa instituição particular de solidariedade social, a Abraço. Esta instituição nasceu de um grupo de amigos que pensava tal como a maioria de todos os portugueses que a sida nunca lhes bateria a porta “A mim? Não!..” mas um dos elementos deste grupo apanhou o vírus passando pelas várias fases: a doença, o internamento e a morte. O confronto desta realidade levou ao grupo de amigos a criar a instituição de apoio a pessoas infectadas pelo vírus HIV.

Nós, jovens de 16 anos que provavelmente nunca tínhamos tido o nosso momento de introspecção acerca deste assunto, saímos daquela sala com um novo pensamento e com um novo sentido de vida, pois o nosso palestrante Sérgio Luís conseguira mudar os nossos pensamentos infantis e baseados na razão.
O vírus HIV é um problema actual e ignora-lo não é a melhor opção. Pode acontecer a qualquer um, a mim, a ti ou até mesmo a ele, por isso devemos tomar prevenções e não descriminar aqueles que estão a passar por aquilo que um dia poderemos ser nós ou qualquer outra pessoa que nos rodeia.

Esta experiência ainda nos ensinou que nem tudo se baseia na ciência e que a solução dos nossos problemas não esta apenas na razão mas sim na . Todos nós precisamos de alguém ou de algo para nos apoiar pois não somos de ferro. Por vezes os cientistas dão como sentido de vida o conhecimento mas quando algo de mal lhes acontece e nem a própria ciência pode resolver eles caem da absurdez da vida. Tentando encontrar um sentido de vida estes cientistas começam a dar valor as coisas importantes da vida como o amor de um filho, amizade de um colega, um “abraço” de um desconhecido.


“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.” Nietzsche

Concluindo, não vivas na ignorância faz o rastreio e protege-te! Não tenhas uma atitude infantil e não penses que a ti não te pode acontecer porque és igual a todos os outros o vírus não escolhe os bonitos ou os feios, os pobres ou os ricos. “…porque a SIDA existe!”



Beatriz Almeida nº1 10ºE



Sem comentários:

Enviar um comentário