15 de novembro de 2009

Será esta a escola que eu preciso verdadeiramente?

A escola ensina-nos muita coisa: ensina-nos as regras da Matemática, as descobertas da Ciência, os importantes acontecimentos da História, as grandes obras literárias, mas não nos ensina a sonhar, não nos ensina a pensar realmente pela nossa cabeça, nem a acreditar em nós mesmos. A escola prepara-nos em termos de cultura, mas não nos prepara realmente para o futuro. Que mulher serei eu, se no futuro não souber lidar com as minhas frustrações? Se não souber lutar pelo que realmente desejo?
É esse o erro da educação, é não saber questionar realmente os alunos. Hoje em dia, dão-nos tudo de "mão beijada", não precisamos de querer realmente uma coisa para a ter, temo-la logo, não pensamos para além de, pensamos apenas para chegar aonde os outros já chegaram.
Nós, nós alunos? Precisamos de alguém que nos ensine a lidar com a sociedade em que vivemos, que nos ensine a usar os nossos erros como maneira de alcançar o sucesso, que nos ensine a lutar pelos sonhos e a alcançar a nossa própria criatividade. Nós precisamos efectivamente de uma escola, mas uma escola da vida, não a esta a que vamos todos os dias ...

1 comentário:

  1. ela anda por aí, tens de procurá-la.

    Está em livros, coversas, peças de teatro, conversas de café.

    A escola da vida, pode ser vista como a vida em si, há sempre algo a aprender.

    ResponderEliminar