17 de maio de 2010

Visita de estudo à associação Abraço

No passado dia 23 de Abril de 2010, as turmas C e E do 10º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária João da Silva Correia participaram numa visita de estudo a Lisboa, dinamizada pelas professoras Clara Reis e Diana Tavares, no âmbito do Projecto de Educação Sexual.

Na parte da manhã, a visita teve lugar na Abraço, uma associação de apoio a pessoas infectadas pelo vírus VIH, onde fomos muito atenciosamente recebidos pelo Sr. Sérgio Luís que logo de início se mostrou disposto a dialogar connosco e a esclarecer todas as nossas dúvidas acerca do vírus VIH e da doença que este pode originar, a SIDA.

Questões como “Qual a diferença entre VIH e SIDA?”, “Como se pode transmitir o vírus?”, “Quem está mais vulnerável à sua transmissão?” e “Que cuidados devemos ter para evitar que o vírus se transmita?”, que até então suscitavam algumas dúvidas nos alunos, foram aqui discutidas e esclarecidas. E foi no meio de todo este diálogo que o Sr. Sérgio Luís nos alertou para o seguinte: não acontece só aos outros.

Todos nós temos tendência para pensar que as coisas más só acontecem aos outros, mas a verdade é que elas também nos podem acontecer a nós. De facto, o vírus não escolhe sexo, idade, raça ou religião e, como tal, pode infectar qualquer um que se exponha a ele.

Não podemos ficar indiferentes a tudo isto, porque o vírus VIH é uma realidade… e a SIDA existe!


Sem comentários:

Enviar um comentário