24 de maio de 2010

Reflexão sobre a visita de estudo à associação Abraço

No âmbito da disciplina de filosofia foi realizada uma visita de estudo à instituição “Abraço”. Essa instituição ajuda pessoas, tanto jovens como adultos, que são portadores do vírus da SIDA.
Com esta visita eu fiquei a ver realidade, pois, nós por vezes pensamos que o mal acontece ao outro e não a nós, mas estamos tão enganados.
Ao longo da nossa vida, principalmente quando somos jovens, pensamos que o divertimento está no imediato, no que os outros fazem e, nem sequer temos a consciência das consequências de certas atitudes que tomamos.
Contudo, infelizmente observamos à nossa volta que às vezes basta uma noite para tudo mudar na nossa vida.
E valerá a pena? Valerá a pena por um momento ficarmos doentes para toda vida?
Ambas as questões têm apenas uma única resposta, “não!”.
Sim, porque não vale a pena desperdiçar uma vida saudável só para nos divertirmos tal como os nossos colegas fazem. Muitas vezes pensamos que se aquele faz porque que eu não posso fazê-lo e, isso leva-nos a agir sem pensar nas consequências.
Esta visita foi algo de diferente e que me fez perceber que são pequenos momentos da minha vida que fazem dela algo especial e único. Mostrou-me que tenho de agarra-la bem porque a qualquer momento ela pode escapar-se de entre os dedos e depois não posso fazer nada para voltar a trás.
Em suma, a palestra que assisti veio alertar-me para esta realidade, que é a SIDA, de uma forma mais dura, talvez, mas a forma mais correcta.

Vânia Vieira nº25

Sem comentários:

Enviar um comentário