3 de março de 2010

Resumo da aula 01/03/2010

No passado dia 1 de Março, iniciamos a aula de filosofia pela análise de três teorias, no âmbito da fundamentação da moral: teoria clássica, apoiada por Aristóteles, teoria moderna, apoiada por Kant e teoria contemporânea, mais actual e que demonstra a crise de valores em que nos encontramos.
Seguidamente, analisamos dois textos, o primeiro sobre Aristóteles e o segundo sobre Kant, onde tentamos compreender as ideias que cada um deles defendia. Aristóteles baseia-se na busca da felicidade como bem moral e afirma ainda que para tal é preciso ser prudente, isto é, pensar antes de agir através do uso da razão. Por outro lado, a ética kantiana baseia-se na autonomia moral, isto é, o homem tem força suficiente para seguir as orientações da razão. Kant promove ainda a ética do dever em que o homem age por respeito à lei moral e não por submissão às consequências ou ao fim a atingir, como no caso do comerciante que não vende caro porque sabe que é esse o seu dever.
Por fim, abordamos o tema da dimensão pessoal e social da ética onde se inclui o si mesmo, o outro e as instituições. Concluímos então que o homem é ma construção continuada processada na interacção com os outros, que funcionam como seu espelho, e com as instituições.

Daniela Silva nº10

Sem comentários:

Enviar um comentário