24 de março de 2010

Índia

Um país mulçulmano, como tantos outros que sempre tive curiosidade em conhecer. Dito e feito!
Num dia solarento de Verão arrumei as minha roupas e parti para a Índia!
Quando lá cheguei, estava entusiasmadíssimo com a oportunidade de conhecer uma nova cultura e um novo mundo. Os primeiros dias foram fantásticos, na companhia de um guia turístico. No entanto, ao quarto dia, aventurei-me sozinho no subúrbios da cidade. O que vi foi fora do normal. As pessoas, na sua maioria mulheres, caminhavam lentamente com um ar desfeito e abatido.
Questionei-me porque razão estariam todas vestidas de branco...
Curioso, dirigi-me para o hotel onde estava hospedado e pedi ao meu guia para que me explicasse o porquê daqueles trajes.
"- São viuvas!" - explicou-me ele. - "Quando o marido de uma mulher morre, esta deixa de ter valor e fica sujeita às decisões das sogras que, normalmente, a expulsam para esta não ser um fardo para a família.
Fiquei completamente chocado.
Perguntei que papel tinham as mulheres na sociedade.
"- Cuidam da casa e dos fillhos. Têm a obrigação de cuidar e agradar ao marido e servir os sogros."
Fiquei logo com uma visão diferente daquele país onde as vacas são sagradas e onde não se sabe o que é um McMenu grande!
Quando chegou o fim da minha estadia na Índia, tinha uma mentalidade completamente diferente acerca das mulheres. Após muitos séculos de luta pela igualdade entre o homem e a mulher, há certos países onde a mulher ainda é discriminada e usada apenas como um objecto, o que é para mim bastante lamentável na sociedade actual.

José Guimarães nº 17 10ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário