22 de setembro de 2009

O Filósofo

Numa das últimas aulas de filosofia com a professora Diana, estivemos a ver os vários sentidos que são vulgarmente atribuidos à palavra filósofo.
As pessoas descrevem o filósofo com um ser humano que se comporta serenamente face aos acontecimentos, nao se deixando dominar por eles e aparentando uma atitude confiante.
No entanto, muitas pessoas usam o termo filósofo para descrever uma pessoa que vive alheada da realidade quotidiana, sendo sonhadores.
Há quem se aproxime bastante do conceito do filósofo vendo nele uma pessoa que investiga a existência humana, formando teorias gerais que podem ser publicadas.

Depois desta breve análise ao termo filósofo, a professora propôs a turma que fizesse um debate sobre o filósofo. Foram feitos dois grupos, um a favor e outro contra o filósofo. Foram nomeados dois moderadores, Pedro e Gustavo, para garantir um bom debate.
Desenrolou-se um bom debate, com uma participação activa e participativa de ambas as partes.
Mas penso que no fim, apesar de terem defendido o contrário, tanto o grupo "contra" como o grupo "a favor", não consideram que o filós
ofo seja alguém com ideias utópicas, como pobres sonhadores, mas sim que o filosofo seja uma pessoa que investiga a existência humana, apesar de nao haver uma defenição exacta e fácil do filósofo.





Em cima, o grupo a favor dos filósofos. (do nº 1 ao 13)
À direita, o grupo contra os filósofos. (do nº 14 ao 26)



André Rodrigues nº6

1 comentário: